Festival de cinema apresenta filmes com foco na Amazônia a partir de segunda-feira (14) em Cuiabá
12/07/2025
(Foto: Reprodução) As atividades acontecem no Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) até o dia 20 de julho com programação para todas as idades. UFMT
Ascom
A 22ª edição do Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá (Cinemato) começa nesta segunda-feira (14), com uma programação gratuita e de valorização do cinema amazônico. Serão exibidos 62 filmes, entre longas e curtas-metragens, de 18 estados brasileiros. As atividades acontecem no Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) até o dia 20 de julho com programação para todas as idades.
☑️ Clique aqui e siga o perfil da TV Centro América no Instagram
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp
Com o tema “Decolonizando a Amazônia”, o festival presta tributo ao cineasta Silvino Santos (1886–1970), considerado um dos pioneiros do audiovisual na região. A abertura oficial contará com a exibição restaurada do documentário “Amazonas, o Maior Rio do Mundo” (1918), que será acompanhada por trilha sonora ao vivo.
O filme, um marco do cinema, traz registros históricos da vida ribeirinha e da floresta no início do século XX, as imagens foram consideradas perdidas por quase um século. A sessão marcará o início das homenagens ao cineasta, responsável por dirigir outros clássicos como “No Paiz das Amazonas” (1921).
A Mostra Competitiva reúne 21 obras, que disputam o troféu Coxiponé entre seis longas e quinze curtas, com narrativas com vozes tradicionais e que demonstram as relações com tema Amazônia.
Longas selecionados:
“Mawé” (AM),
“Pedra Vermelha” (SC),
“Kopenawa: Sonhar a Terra‑Floresta” (RJ) e
“O Silêncio das Ostras” (MG);
Já a mostra de curtas inclui 15 produções de estados como Mato Grosso, Bahia, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, com títulos como “Maira Porongyta”, “Dandara” e “O Enegrecer de Iemanjá” e muitos outros.
O evento também apresenta uma Mostra Hors Concours, com filmes premiados em outras edições e festivais e uma série de atividades como seminários, oficinas e rodas de conversa com especialistas e profissionais do audiovisual.
A atriz cuiabana Dira Paes estará presente para entregar o prêmio que leva seu nome, concedido a uma personagem feminina de destaque e engajada em causas socioambientais.
Os ingressos podem ser retirados via site oficial, é recomendada a chegada com uma hora de antecedência.
Realizado desde 1993, o Cinemato desta edição bateu recorde de inscrições, foram 458 filmes enviados em apenas nove dias.
Banner festival de 2025
Reprodução