Homem é preso suspeito de abuso sexual, agressão e extorsão contra mulheres do DF
05/12/2025
(Foto: Reprodução) Homem é preso suspeito de abuso sexual, agressão e extorsão contra mulheres do DF
PCDF/Reprodução
Um homem de 54 anos foi preso, na manhã desta sexta-feira (5), suspeito de cometer diversos crimes contra mulheres do Distrito Federal. De acordo com a Polícia Civil, José Neyton Gomes Melo é investigado por violência física, sexual, psicológica e patrimonial.
Pelo menos três vítimas, moradoras de Brazlândia, já foram identificadas. Os investigadores apontam que José Neyton atuava desde 2012 em casos que envolviam agressões, ameaça armada, perseguição e comportamento intimidador.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.
Como agia
Segundo a polícia, o suspeito se aproximava das vítimas — geralmente mulheres independentes financeiramente e em momentos de fragilidade emocional — para ter relações amorosas. A intenção de José Neyton era que a vítima passasse a depender emocionalmente dele.
Após conquistar a confiança das mulheres, ele fazia empréstimos em nome da vítima, usava dados pessoais de forma indevida e simulava aquisição de bens que não existiam. Em um dos casos, a vítima relatou à polícia ter perdido cerca de R$ 200 mil sob a justificativa de comprar uma propriedade rural inexistente.
As investigações apontam ainda que José Neyton violentava as vítimas sexual e fisicamente. Ele chegava a dopar a vítima com altas doses de medicamentos para poder manter relações sexuais enquanto as mulheres estavam inconscientes. Uma das vítimas sofreu lesões que exigiram intervenção cirúrgica.
O suspeito fotografava e filmava as mulheres nuas e mostrados os registros para outras pessoas, como forma de autopromoção, segundo a Polícia Civil.
As vítimas também relataram vigilância constantes por parte de José Neyton, com campanas em frente às residências delas e monitoramento de rotinas. Testemunhas afirmaram à polícia que o suspeito usava armas de fogo para intimidar as vítimas.
Ao tomar conhecimento das denúncias, José Neyton fugiu do Distrito Federal e se escondeu na casa de sua mãe de criação em Serra dos Aimorés, em Minas Gerais. Mas ele foi preso ao retornar ao DF.
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.