Mazagão registra maior apreensão de madeira ilegal; Polícia usa drones para medir toneladas
05/12/2025
(Foto: Reprodução) Polícia Civil flagra grande quantidade de madeira sem comprovação de origem em Mazagão
A Polícia Civil do Amapá realizou nesta quinta-feira (4) a maior apreensão de madeira ilegal da história de Mazagão, distante 32 quilômetros da capital. O flagrante foi feito durante uma operação que identificou toneladas de produtos florestais clandestinos em madeireiras. Um homem foi preso na ação.
O delegado José Victor Souto, da Delegacia de Mazagão, informou ao g1 que a Polícia Científica está utilizando drones nesta sexta-feira (5) para calcular o volume da madeira apreendida, porém, a quantidade é tão grande que ainda não pôde ser estimada.
Baixe o app do g1 para ver notícias do AP em tempo real e de graça
“Trata-se do maior flagrante de crime ambiental já registrado no município de Mazagão, envolvendo produtos florestais de origem ilícita, atividade potencialmente poluidora sem licenciamento e danos significativos ao meio ambiente [...] Fora a madeira aterrada que é impossível estimar", disse.
Sobre a ação
Mazagão registra maior apreensão de madeira ilegal
Polícia Civil/Divulgação
De acordo com o delegado, o primeiro estabelecimento vistoriado, às margens da AP‑010, apresentava diversas irregularidades. As equipes encontraram grande quantidade de madeira sem comprovação de origem, peças beneficiadas, móveis talhados e depósitos clandestinos.
A operação também identificou aterros irregulares, descarte ilegal de resíduos, funcionamento de uma serraria clandestina e grande volume de carvão vegetal sem documentação, todos configurando crimes ambientais.
O responsável pelo local foi autuado em flagrante por receptação qualificada e crimes ambientais, sendo conduzido à delegacia para os demais procedimentos legais”, afirmou o delegado.
Polícia identificou aterros irregulares, descarte ilegal de resíduos, funcionamento de uma serraria clandestina e grande volume de carvão vegetal
Polícia Civil/Divulgação
LEIA MAIS
Polícia Federal indica desmatamento ilegal de 230 mil m² em floresta protegida no AP
Em Mazagão, ação da PRF com o Ibama realiza a maior apreensão de madeira ilegal do Amapá
O suspeito será apresentado em audiência de custódia e segue à disposição da Justiça.
O delegado informou ainda que outras grandes apreensões de madeira no município foram apenas caminhões as transportando ilegalmente.
Mazagão registra maior apreensão de madeira ilegal
Polícia Civil/Divulgação
Mazagão registra maior apreensão de madeira ilegal
Polícia Civil/Divulgação
Mazagão registra maior apreensão de madeira ilegal
Polícia Civil/Divulgação
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá: